Luz quente, fria e neutra como escolher a mais adequada à decoração da sua casa?

Com tantas opções de lâmpadas, às vezes, é difícil saber como usá-las na iluminação da casa. Antigamente era usada somente para clarear e pronto, de hoje em dia já não é bem assim. A iluminação tornou-se um elemento de decoração que pode deixar o ambiente muito mais sofisticado e elegante.

Mas, qual a diferença entre: luz quente, luz fria e neutra? E como escolher corretamente cada uma delas para determinados ambientes?

A primeira coisa que precisa de saber, é que, com a iluminação, é possível criar diferentes climas para o mesmo ambiente, dependendo do tipo de projeto. Por exemplo, espaços mistos, ou quarto de bebés, podem ser favorecidos com diferentes tipos de luz.

Para entendermos melhor, vamos conhecer os tipos de lâmpadas e acessórios, temperatura, cor, e as diferenças entre luz quente, fria e neutra.

Tipos de lâmpadas

Lâmpadas incandescentes comuns: este modelo é muito comum ainda, os mais antigos possuem uma coloração amarelada de luz.

A sua durabilidade é curta, e quando estão perto do fim de vida útil, costumam ficar mais escuras.

Lâmpadas incandescentes halógenas: é o mesmo princípio das incandescentes comuns, porém, com acréscimo de gases halógenos. Ou seja, elas duram mais.

Têm maior luminosidade que as comuns, e não escurecem quando se aproxima do fim de vida útil.

Lâmpadas fluorescentes: este tipo possui luzes frias, ou seja, tem baixa emissão de calor no ambiente. São cilindros de vidro e estão cheios de argónio, revestidos com uma fina camada de pó fluorescente (fósforo).

Lâmpadas fluorescentes compactas: é um modelo composto pelos mesmos gases e revestimento que as fluorescentes comuns, porém, a diferença é que são mais económicas.

Lâmpadas LED: atualmente, este modelo tem sido o mais usado, por ser o mais económico de todos.

Por fim, ainda existe a lâmpada inteligente de LED, indicada para luz de presença e iluminar o ambiente de forma automática.

Agora que já conhece os diferentes tipos de lâmpadas, vamos explicar a diferença entre as que possuem luz quente, fria e neutra. 

Luz quente

São as “luzes amareladas” que possuem menor índice de graus Kelvin, normalmente à volta de 2.700K.

Este tipo de lâmpada pode ser usado em diversos ambientes, proporciona uma sensação de conforto, relaxamento, paz e sossego, por isso, é indicado para quartos, sala de jantar ou de estar.

Além desses benefícios, a luz quente pode evidenciar os tons da decoração, trazendo charme e elegância ao ambiente.

Vale a pena lembrar que a ideia é sempre passar a sensação de acolhimento e sossego, por isso, deve ser evitada em ambiente que exija mais disposição, como na cozinha ou áreas de serviço.

Luz fria

São aquelas que têm maior índice de graus Kelvin, com tons que mais se aproximam do branco e azulado. A partir de 5.500K, temos a luz branca fria, com uma aparência mais azulada.

Diferente da luz quente, este tipo de lâmpada deve ser usado num ambiente que precisa de um nível maior de atenção para a realização de tarefas. Por isso, é indicado para cozinhas, escritórios, lavandarias, salas de reuniões ou seja, locais que requerem mais atenção.

Ou seja, este tipo de iluminação é apropriado para locais, nos quais se exige que esteja mais disposto e atento, ou que é preciso que o ambiente fique mais claro, por exemplo, nas casas de banho.

Luz neutra

luz neutra fica no meio-termo: nem tão branca, nem tão amarela. Normalmente, fica na média de 3.000K a 5.000K.

Esse tipo de luz é usado em ambientes em que  procuram os efeitos de foco ou de conforto, por ser a mais adequada para o olho humano.

Pode ser usado em ambientes mistos, por exemplo, em salas grandes, combinado com luz fria, para salas de reuniões, etc.

Tipos de intensidade

Se o ambiente precisa de ser mais iluminado, a luz branca é a mais indicada, por ser mais forte. Por isso, é apropriada para quando as pessoas não ficam muito tempo no ambiente, ou que precisam de maior visibilidade.

Já pensando no conforto, a luz quente é mais atenuada para a nossa visão, por isso, é preciso considerar o tipo de ambiente, dependendo, pois pode causar sonolência.

Ambas não diferem no que diz respeito à eficiência energética no uso de iluminação quente ou fria, mas vale a pena lembrar que tudo irá depender do tipo de lâmpada usada.

Por exemplo: se o tom quente for produzido com uma lâmpada incandescente, irá ter certamente um maior gasto energético, em comparação com os modelos fluorescentes e LED que produzem luz fria.

Porém, se compararmos o gasto de duas lâmpadas de LED, que promovem iluminação quente e fria, vemos serem equiparáveis.

Como usá-las na decoração?

As luzes podem dar um efeito a mais na decoração, além de minimizar defeitos e realçar pontos que pretende dar um maior destaque.

Na cozinha:

Se colocar focos de luz amarela nas bancadas, terá uma atmosfera mais aconchegante durante as refeições, além de auxiliar no preparo das refeições, trazendo uma sensação de tranquilidade.

Crie jogos de luz, usando tanto a luz quente como a luz fria, direcionando para pontos estratégicos.

Na sala:

Se a sala for muito grande, poderá testar luminárias com luzes alternativas, quente e fria, dependendo do projeto.  Por exemplo, aplicando um abajur,  que dê maior destaque para algum ponto específico da sua sala.

Se quiser dar maior destaque a algum artigo de decoração, use as luzes brancas ou num tom azulado, para gerar maior destaque e valorização do objeto.

Tipos de iluminação

No mercado existem diversos tipos de iluminação, que podem ser escolhidas conforme a decoração e o ambiente.

Abaixo vamos citar alguns modelos mais comuns:

Focos de Encastar ou Superfície: é um modelo mais recente, e cuja característica é iluminar determinado foco de forma flexível. O nível de flexibilidade vai depender do modelo, usadas em mesas ou escrivaninhas para dar foco por ter capacidade de direcionar a luz.

Aplique de Paredeeste modelo é preso na parede e emite uma luz difusa e discreta, podendo também ser usado em vários ambientes. Pode ser encontrado em diversos tipos de materiais, para combinar com a decoração. Ideal para quartos ou salas.

Candeeiros Suspensos: são pendurados no teto por um fio, e são geralmente colocados logo acima de pequenas mesas ou outros móveis, criando um foco de luz. Tente evitar colocar spots sobre o sofá para não ofuscar a visão de quem estiver sentado.

Candeeiros Grandesse desejar destacar objetos na casa, este tipo de candeeiro é a peça ideal, por servir de decoração para o ambiente. Eles são luxuosos e vistosos. Existem diversos formatos que se adequam ao projeto de qualquer casa.

Painéis de LED: Os painéis LED podem ser utilizados como iluminação geral para toda a cozinha ou como iluminação funcional, para iluminar bancadas e zonas de trabalho. Com um design discreto e elegante, o painel LED é uma ótima opção para iluminar a cozinha, fornecendo luz de forma muito natural. Os painéis com tecnologia LED garantem o baixo consumo e poupança de energia. Alguns modelos permitem ainda, a regulação da intensidade da luz ou mudança para diferentes tipos de cores por controlo remoto ou aplicação no smartphone.

 

Na Lampicris Iluminação encontra lâmpadas, candeeiros, e tudo de iluminação para deixar seu ambiente funcional e elegante.

Temos tudo o que precisa para construir o seu projeto, decorar ou remodelar, com preços bastante acessíveis.

 

Se tiver alguma questão, basta contactar-nos através do WhatsApp, sem precisar sair de casa.

Ah, e não percam as novidades e promoções, sigam-nos nas redes sociais, InstagramFacebook.